Dicas de Marketing Digital

Como as redes sociais ajudam no marketing digital da sua IES?

Cada vez mais, a população brasileira vem ampliando a sua presença no meio digital. Esse, por si só, já é um bom motivo para que as empresas também façam o mesmo e desfrutem de muitas vantagens. A utilização de redes sociais para IES e o marketing educacional em geral, no entanto, tem impacto direto em toda a comunidade, com vários outros benefícios.

Quer saber os motivos e benefícios e ainda aprender boas práticas de redes sociais para IES aliadas à estratégia de marketing digital? Então este é o artigo certo para você. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância das redes sociais para o marketing educacional?

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE em 2014 e divulgada em 2016, 54,4% de toda a população nacional com dez ou mais anos de idade acessava a internet pelo menos uma vez em um período de três meses.

Grande parte desses acessos estão diretamente relacionados com as redes sociais. Apenas na maior e mais famosa delas, o Facebook, são 117 milhões de brasileiros ativos. Existem, no entanto, várias outras. Embora o número de usuários seja um pouco menor, cada uma delas tem públicos, características e usos distintos. É o caso de Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube, por exemplo.

Estar presente no mesmo local onde se encontram pais, alunos e todas as pessoas que têm alguma relação com a instituição é fundamental. Além disso, aumentar a presença e o alcance da IES no meio digital pode trazer até novos negócios em médio e longo prazo.

Quais os benefícios do uso de rede sociais para a comunidade?

São várias as vantagens do uso de redes sociais para IES como parte de uma estratégia de marketing digital. Abaixo, apresentamos algumas das principais. Confira:

Melhora do relacionamento

Vivemos em uma época na qual não é mais preciso sair de casa para resolver problemas simples. Isso quer dizer que a obtenção de informações, suporte, resolução de problemas e outros serviços pode ser feita por meio das redes sociais. Alunos, pais e responsáveis se beneficiam disso, ficando mais próximos da instituição de ensino superior, e isso é benéfico para a melhora do relacionamento.

Aumento da captação de alunos e clientes

O uso de redes sociais para IES aumenta a presença digital da marca. Isso quer dizer que cada vez mais pessoas serão alcançadas pelas publicações. O interesse da comunidade em participar de atividades propostas ou até mesmo se matricular na instituição, por sua vez, também aumenta.

Retenção e fidelização dos alunos

Manter contato com os alunos faz com que eles se sintam mais próximos da instituição, e isso é fundamental. O engajamento impulsionado pelas redes sociais causa retenção e fidelização de alunos, reduzindo cancelamentos e abandonos.

Como utilizar as redes sociais para IES de forma otimizada?

Para obter todas essas vantagens, no entanto, é necessário realizar ações planejadas e muito bem executadas. Por isso, confira algumas dicas:

Escolha as redes corretas para usar

Nem toda estratégia de marketing digital abrange todas as redes sociais. Como cada uma tem características próprias, o ideal é escolher aquelas que mais se assemelham ao seu negócio e ao tipo de conteúdo que será produzido e postado.

Defina uma persona

A criação de conteúdo, identidade visual e até dos objetivos do uso de redes sociais para IES deve ser feita após a criação da persona. Ela é um perfil semifictício que representa o público ideal para a estratégia.

Ofereça conteúdo de valor

A produção e distribuição de conteúdo relevante é fundamental para uma estratégia de marketing digital. Por isso, deve-se oferecer ao público algo que seja sempre útil a ele.

Estimule a interação

Algumas práticas de estímulo a interação aumentam o engajamento e, consequentemente, o sucesso da sua estratégia digital. Pergunte e ouça o que o público tem a dizer, faça com que ele se sinta um personagem importante para o seu negócio.

A utilização de redes sociais para IES tem grande importância no sucesso da estratégia de marketing educacional. Quer saber mais sobre técnicas de inbound marketing para a sua marca? Então não deixe de ler este artigo sobre como a sua instituição de ensino pode aparecer no Google!

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