PLANEJAMENTO DE MARKETING

O planejamento do marketing ajuda a transformar o sonho do empreendedor em ações estruturadas. Ele beneficia a empresa por ajudar os seus dirigentes e funcionários a estabelecer prioridades sobre como investir seus recursos.

Para comunicar a todos os envolvidos o rumo que a empresa quer tomar, é elaborado o plano de marketing. Esse documento apresenta o resumo do planejamento, ou seja, os objetivos de marketing, as metas, as estratégias, as ações, o orçamento e os resultados esperados com a sua implantação.

O plano de marketing pode ser definido como um mapa – ele mostra à empresa aonde ela está indo e como vai chegar. É no plano de marketing que identificamos as oportunidades e as ameaças e nos preparamos para enfrentar os desafios e transformar a ideia em ação.

Diagnóstico

  • Análise do ambiente interno, descrição de oportunidades e de ameaças, análise da cultura organizacional.

Mercado e Concorrência

  • Pesquisa sobre aspectos legais, sazonalidade e demanda. Realização de análise da concorrência direta e indireta.

Objetivos e Metas

  • Definição dos resultados a serem alcançados, quantificados em metas a serem atingidas em datas limites estabelecidas.

Produtos ou serviços

  • Definição ou descrição de posicionamento, características, ciclo de vida, diferenciais e também da proposta de valor.

Segmentação de clientes

  • Definição do perfil ideal, levantamento de necessidades, desejos e hábitos por meio da realização de pesquisas na web e mapeamento.

Canais de distribuição e de relacionamento

  • Definição dos meios a serem utilizados, dos períodos a serem trabalhados e das técnicas e ferramentas a serem empregadas.

Estratégias e Plano de ação

  • Definição de estratégias e ações associadas aos objetivos e metas traçados, com o cronograma de execução de cada uma.

Análise

  • Monitoramento de todas as ações implementadas para avaliação dos resultados e realização de ajustes no plano subsequente.